O que são AETs?

By julho 2, 2019Sem categoria

O que são AETs?

By | Sem categoria | No Comments

Quem trabalha com transporte rodoviário de cargas está acostumado a ouvir falar sobre a AET, certo? Seja uma empresa de logística ou um autônomo, é necessário fazer uma e apresentar o registro em determinados casos.

Mesmo assim, algumas pessoas do ramo ainda não entendem muito bem a AET e como ela funciona. Por isso, vamos explicar a seguir o que é e como você pode obter uma AET para estar seguro no trabalho!

O que são AETs?

AET, sigla para autorização especial de trânsito, é um documento expedido pelo Órgão Federal, dos Estados, dos Municípios ou do Distrito Federal. De acordo com o Art. 101 do Código de Trânsito Brasileiro, ela é obrigatória para os veículos ou combinação de veículos usados no transporte de cargas que não se enquadram nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Por exemplo, caminhões que transportam carregamentos indivisíveis ou guindastes são obrigados a portar o registro durante suas viagens. Se o veículo tiver um trajeto que passe por mais de um estado do país, o motorista precisará conduzir com permissões de cada órgão estadual ou federal. Ou seja, não há uma AET nacional que valha em todo o território.

Para obter uma autorização, é preciso pagar uma taxa para os órgãos emissores. O valor varia de acordo com os estados, podendo ser desde gratuito a até, aproximadamente, 1.600 reais.

É importante destacar que além de não haver uma autorização válida para todo o país, ela tem data de validade. Então, não é porque você obteve a AET uma vez que nunca mais precisará pedir outra.

O vencimento do documento varia conforme o tipo de transporte utilizado. Um veículo especial, por exemplo, possui uma permissão com validade de 60 dias. Já um transportador CVC – Circulação de Combinações de Veículos de Carga – pode conseguir a autorização com prazo de validade de um ano. Outro fator relevante da AET é que ela dá permissão ao motorista de realizar seu trajeto somente do amanhecer ao pôr do sol do dia, e caso seja necessário rodar em período noturno, é preciso solicitar uma AET diferenciada.

Como adquirir uma?

Primeiro, é recomendado que o responsável confira se seu veículo precisa da AET. Se a resposta for positiva, fique tranquilo! Adquirir sua autorização é bem simples. Empresas de transporte ou autônomos são capazes de requerer uma AET.

Para fazer o pedido, é necessário se cadastrar no órgão do local em que deseja ter a aprovação para transitar. É possível preencher seu registro pela internet ou ir a uma unidade física do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e órgãos estaduais.

Durante o cadastro, é obrigatório fornecer alguns dados seus ou da empresa, como endereço, e-mail, telefone e CPF. Ao longo da inscrição, também serão requisitadas informações sobre seu veículo.

Depois que conseguir sua autorização especial de trânsito, você ou seu funcionário poderá transitar tranquilamente pelas rodovias durante o período permitido. A AET é fundamental para uma empresa que não quer ter problemas legais e deseja construir uma imagem positiva no mercado.

Agora que você já sabe o que é a autorização, já está pronto para descobrir se seus veículos precisam de uma. Para conhecer mais detalhes sobre a AET, continue acompanhando nosso blog!

 

179

Comentários

Xtrada